quinta-feira, 22 de maio de 2014

Estátua do General Osório

Monumento ícone da Praça da Alfândega por sua localização privilegiada em um alto pedestal. O general Cipriano da Costa Ferreira foi o líder da comissão formada em 1929 para concorrência pública de uma homenagem ao marechal Manoel Luís Osório, patrono da Cavalaria do Exército e herói da Guerra do Paraguai. No regulamento original estava prevista que a estátua deveria ser pedestre e que o autor fosse brasileiro nato. No ano de 1931 foi escolhido o projeto do carioca Hildegardo Leão Velloso, sendo que houve uma flexibilização nas regras permitindo assim que Osório fosse retratado montado em um cavalo (ALVES, 2004).
Em 7 de agosto de 1933 foi feita uma grande cerimônia de inauguração com João Maia como orador oficial e representando o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Existiu também uma medalha comemorativa a ereção do monumento em 1933 (ALVES, 2004). Até hoje o o único furto do local foi de uma placa que era fixada na parte frontal do pedestal, sendo que a estátua está com ótima conservação. Uma curiosidade citada por Alves (2004) foi a queda da estátua em um vendaval no ano de 1966, causando grandes danos. Posteriormente ela foi restaurada e recolocado no local onde está até hoje.


ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre: História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.

Nenhum comentário: