quarta-feira, 21 de maio de 2014

Busto de Antônio Carlos Lopes

Outro busto localizado na Praça da Alfândega sendo este inaugurado em 7 de setembro de 1936 em cerimônia com o oficial Paranhos Nunes discursando. O busto é de autoria de Walter Drechsler e em seu projeto inicial previa que o monumento fosse circulado por dois muros onde estátuas de leões faziam o arremate, inexplicavelmente esta ideia nunca saiu do papel (ALVES, 2004). 
O pesquisador José Francisco Alves (2004) aponta duas curiosidades nas placas comemorativas fixadas no monumento. O primeiro é a inscrição "A Antônio Carlos Lopes homenagem dos Tiros de Guerra no Centenário Farroupilha", sendo que o ano do centenário foi em 1935, sugere-se que existiu um atraso de um ano na inauguração. O segundo ponto é este ser mais um dos monumentos que apresenta alusões ao falso bicentenário de Porto Alegre pela seguinte placa já roubada: "Ao fundador dos Tiros de Guerra homenagem dos Tiros 4 e 318 / Bi-centenário de Porto Alegre 1740-1940".
O destaque negativo é que o monumento está situado no meio de um grande jardim cercado na Praça da Alfândega, ficando muito distante do passeio público, tornando assim difícil a leitura de sua placa. A foto do post tem uma qualidade ruim por este exato motivo.


ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre: História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.

Nenhum comentário: