quinta-feira, 10 de abril de 2014

Sobradinhos Abandonados na Duque de Caxias

Perto do final da Rua Duque de Caxias existem 3 antigos sobradinhos que estão em total estado de abandono. O conjunto do post é composto por uma casa geminada que se soma a uma edificação vizinha.


Visão geral do conjunto

As casas geminadas apresentam dois relevos com a figura de leões localizados acima da entrada de cada recinto. Os detalhes são expressivos e apresentam florões ao estilo Barroco onde cada figura é arrematada por uma pequena janela. Nota-se que a casa mais escura está oca, tendo todo o seu interior destruído. Aberturas foram "lacradas" com paredes de cimento e o gradil ao estilo Art Nouveau de uma das sacadas foi removido.


Na imagem se pode notar que a casa está  destruída


A sacada de uma casa perdeu o gradil e as aberturas originais

A casa ao lado apresenta também alguns detalhes ornamentais, mas mais discretos quando comparados ao conjunto vizinho. As aberturas da sacada e uma porta também foram "lacradas". A edificação aparenta ser uma casa dividida para abrigar duas famílias ou um conjunto de moradia mais escritório, tendo em vista a existência de duas portas.

 O local apresentava duas portas de entrada

Detalhe da sacada com gradil e relevos

5 comentários:

Lindsay disse...

Ha questão de um ano fui a Porto Alegre, pela primeira vez com a possibilidade de conhecer um pouco melhor a cidade. Fiquei maravilhada, encantada, apaixonada pela diversidade arquitetônica. Me enchia os olhos com tantos detalhes, mas também me encheu de tristeza constatar o altíssimo grau de abandono e depredacão de sobradinhos, casas e prédios. Adoraria poder morar numa destas, tão charmosas, peculiares, únicas. Lamentável deixar ruir tantas histórias bonitas.

Anônimo disse...

oi sabe pq fica assim ,porque os donos morreram e talvez nem tenham herdeiros ou a nossas leis nem vao atras dos herdeiros e ai se deteriora eu sou uma que meu avo sei q tinha bens e deixou p meu pai fomos avisados mas na epoca meu pai n veio pq morava no parana ai numca recebeu mas deve estar documentado p ele qdo passo enfrente me vem a lembranca de meu avo paterno .

Anônimo disse...

anarkismo

www.criticateatralbr.com disse...

Uma dessas casas foi a Olga, uma república onde moravam alunos do curso de Cinema da Unisinos. Cheguei a ir a casa deles, eram meus colegas. Uma casa enorme e bem acabada infelizmente.

Unknown disse...

Ainda essa semana fui visitar,minha mãe q mora no Condomínio ao lado,da janela do quarto da pra ver os cômodos pois grande parte já não tem telhado, árvores brotaram nas paredes,nós nós fu uma estrutura de ferro aparentemente de uma sacada lindo de ver,ainda no lado direito desta estrutura tem uma Roseira que nesse período q fui estava seca ,má minha mãe q é louca por flores disse q ela estava bem linda e florida
Uma casa linda,q da asas a nossa imaginação,cheia de gatos ainda a móveis dentro,fiquei super curiosa e por isso vim pesquisar oq era oq hj é "a casa dos gatos"