terça-feira, 15 de abril de 2014

O Que Sobrou do Busto de Eduardo Guimarães

Mais um triste "achado arqueológico" é a base do pedestal que pertencia a um monumento em homenagem ao poeta Eduardo Guimarães. Conforme Alves (2004), o busto foi criado com ajuda da fundação que levava o nome do artista, sendo que na época era presidida por Athos Damasceno. 
O busto foi executado por Luís Sanguín no ano de 1938, sendo que inaugurado em 30 de março de 1944 na Praça Dom Feliciano. A obra era também acompanhada por uma placa com a mensagem "Homenagem da Fundação Eduardo Guimarães ao Seu Patrono". (ALVES, 2004).
Por fim se deve atentar a história que culminou com o estado atual de completa remoção da obra na paisagem da Praça Dom Feliciano. Alves (2004) conta que na área onde estava localizado o monumento existiam arbustos crescendo ao redor do pedestal que o sustentava. Em janeiro de 2001 ocorreu o primeiro roubo, sendo levado apenas o busto, após alguns dias, a peça foi recuperada pela polícia. Em 2002 a escultura voltou a seu local original, mas em 2004 a obra foi levada por inteiro, sendo também removido o seu pedestal.

ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre: História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.

Nenhum comentário: