sexta-feira, 11 de abril de 2014

O Apollinário Roubado

Sempre triste fazer posts sobre locais que não existem mais na cidade, principalmente monumentos que buscam resguardar aspectos históricos. O renomado professor Apollinário José Gomes Porto Alegre (mais conhecido como Apollinário Porto Alegre) foi homenageado em 1927 com um busto de meio corpo feito por Alfred Adloff (ALVES, 2004). A obra localizava-se na Praça Argentina sendo este sítio selecionado por ser o local onde o homenageado costumava estacionar seu automóvel.

A estátua de Apollinário era uma das mais distintas dentro do acervo de Porto Alegre, pois retratava o homenageado pensativo e segurando a obra "Popularium Sul Riograndense" de sua autoria. As laterais do pedestal apresentavam livros e um relevo sobre a educação. Alves (2004) afirma que os relevos foram roubados antes de 1997 e a estátua em março de 2003. No local resta apenas o pedestal como fóssil do que uma época foi monumento.



Ao lado a reprodução do busto em seu local em 1999. Retirado de Alves (2004, p. 215)


O pedestal sem nenhum detalhe do monumento

ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre: História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.

Nenhum comentário: