quinta-feira, 24 de abril de 2014

Monumento a Francisco Assis Brasil

Monumento que consistia em uma herma de Assis Brasil, dois grandes painéis laterais em relevo e uma placa de homenagem que ficava na parte central do pedestal. A obra foi inaugurada em 24 de dezembro de 1942 sendo Luís Sanguin seu autor. A cerimônia de inauguração aconteceu com a presença da viúva do homenageado, Lídia de Assis Brasil e teve Raul Pilla como orador (ALVES, 2004).
A herma feita por Luís Sanguin foi exposta em 1940 em um evento comemorativo ao antigo bicentenário de Porto Alegre. Os painéis em relevo apresentavam a cena de Assis Brasil discursando para um grupo de pessoas e outra de uma paisagem rural com dois trabalhadores e um boi. Alves (2004) aborda este monumento como alvo de constantes depredações dentro do Parque Farroupilha, sendo as placas originais roubadas ainda na década de 60. Em 1977 existiu uma campanha que acabou restaurando estas peças, sendo novamente levadas em outubro de 1999. Consta no livro de José Francisco Alves que a herma foi retirada pela prefeitura antes que também a levassem.


ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre: História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.


Nenhum comentário: