segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Monumento à Árvore

Continuando nossa série sobre monumento esquecidos pela cidade eu apresento uma homenagem até certo ponto incomum: Monumento à Árvore. Localizado na Praça Guia Lopes a presente obra foi colocada no mesmo dia da inauguração da Avenida Teresópolis (20/09/1911). Nesta ocasião houve a presença de diversas autoridades e uma grande festa alusiva à proteção de árvores com placas espalhadas no local com os dizeres "Respeitem às árvores". Ainda na mesma comemoração cantou a Banda da Brigada Militar e salvas de tiros foram executadas. Vale lembrar que por muito tempo a presente escultura era conhecida como Obelisco a Alarico Ribeiro, já este foi o criador da Festa da Árvore em 1904 ocorrido na Redenção.
***
A escultura foi duramente depredada com o passar dos anos, em sua parte superior portava uma esfera em conjunto com uma estrela, um milho e um cacho de uva(para representar a cultura do bairro), todos feitos em mármore. Também existia um retrato em porcelana de Alarico Ribeiro. O que restou foram placas com os nomes de Carlos Barbosa Gonçalves, Zeferino Brasil & Murillo Furtado (citados como autores do chamado Hymno das Árvores), José Montaury e também um interessante relevo que apresenta a pauta do já citado hino.
***
É uma pena um monumento com uma mensagem tão singela e atual estar esquecido em uma praça. Um agravante poderá acontecer no ano de 2011 já que será o centenário de criação da peça. Devemos entrar em contato com a administração municipal para que algo seja feito já que de qualquer forma este é um dos marcos mais antigos ainda de pé dentro da Capital.








Fonte:

ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre – História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.

3 comentários:

Carlos Ribeiro disse...

Teu blog é ótimo! Parabéns! Gostaria de linkar os nossos blogs? Abraços.

Jorge Luis Stocker Jr. disse...

Que absurdo isso, fico indignado cada vez que vejo ao que se reduziram alguns monumentos. Legal o resgate que você faz de informações sobre eles.

Unknown disse...

Gostaria de informações sobre a data do plantio das árvores Guapuruvus que ornam lindamente o canteiro central das av. Cavalhada,Nonoai e Teresopolis.as conheço desde de criança,cinquenta e cinco anos, e até hoje me encanta sua imponência naquele canteiro diminuto no centro das avenidas.