sexta-feira, 30 de julho de 2010

Dissecando o Falso Bicentenário de Porto Alegre - VII

            Getúlio Vargas
A participação do então presidente Getúlio Vargas compõe os festejos do aniversário. Sua presença é oficializada na publicação de um comunicado feito por Loureiro da Silva no Correio do Povo do dia 11 de novembro. Este aclama a presença da população de Porto Alegre na recepção e descreve Vargas como “grande animador do progresso de nossa terra e a quem devemos todo o apoio à concretização da obra que estamos realizando.” (Correio do Povo de 11/11/1940, p.1). A presença do governante na cidade pode ser apontada como ponto alto das comemorações, onde ele inauguraria avenidas, o Palácio do Comércio e participaria de encontros em diversas instituições. No jornal do dia 12 sai uma nota do Governo do Estado onde o convite é reforçado ao público: “ocasião em que lhe serão prestadas significativas e merecidas homenagens” (Correio do Povo de 12/11/1940, p.1).



Figura: Anúncio de Loureiro da Silva.
Fonte: Correio do Povo de 11/11/1940, p.1



Figura: Anúncio do Governo do Estado
    Fonte: Correio do Povo de 12/11/1940. p.1
O Correio do Povo do dia 13 tem imagens na capa e contra capa da chegada de Getúlio Vargas na capital. Nota-se a grande festa que a população fez, onde o presidente desfila em um carro com chuvas de papel e ruas fechadas. Tal festejo foi acompanhado pela presença de bandas musicais e por Loureiro da Silva. Em matéria de página inteira o jornal publica a notícia como “Porto Alegre tributou excepcionais homenagens ao Presidente Getúlio Vargas” (Correio do Povo de 13/11/1940). Também existe toda uma grande cobertura na Revista do Globo Especial do Bicentenário. No final do dia a municipalidade ofereceu um banquete no Clube do Comércio onde o presidente fez um breve discurso. Nos dias seguintes Getúlio Vargas participa de eventos em diversas instituições como o Congresso de História e Geografia, Clube do Comércio, Associação dos Ferroviários Riograndenses e o Teatro São Pedro.

Figura: Chegada de Getúlio Vargas em Porto Alegre.
    Fonte: Revista do Globo Especial Bicentenário de Porto Alegre, ano XII, nº 285,  30/11/1940, sem  número de página.

Vargas é convocado para inauguração do Palácio do Comércio no dia 13 de novembro. Na cerimônia é colocada uma placa com a efígie do presidente e a respectiva data do evento. O prédio tem grande importância no pensamento de evolução urbana proposto por Loureiro da Silva, já que este era considerado um dos empreendimentos mais modernos de todo o Estado.
No dia 14 de novembro Getúlio Vargas inicia uma série de inaugurações em Porto Alegre. Neste ponto deve-se notar a exaltação do poder político tanto dele como do Intendente Loureiro da Silva. As obras formam partes vitais na nova remodelação do trânsito para interligar a zona central da cidade. Cada inauguração foi acompanhada pela a colocação de marcos festivos com placas alusivas ao presidente. Primeiramente foi inaugurado um trecho da Avenida Farrapos às 9 horas. Durante a tarde foi a vez da Avenida Protásio Alves e logo após a Avenida Dez de Novembro (atual Avenida Salgado Filho). Todos estes festejos foram aclamados pela mídia em extensas reportagens sempre com tom revolucionário em relação às obras.


Figura: Getúlio Vargas inaugurando a Avenida 10 de Novembro.
Fonte: Revista do Globo Especial Bicentenário de Porto Alegre, ano XII, nº 285, 30/11/1940, sem número de página.
A presença de Getúlio Vargas marca o ápice e também o final dos grandiosos eventos concebidos para a data. Sua participação combinada com a presença constante de Loureiro da Silva demonstra todo o afinco no “espírito” criado pelo Estado Novo em porto Alegre.

Atualização 03/09/2016
A placa da Avenida Salgado Filho foi roubada em 2016. Abaixo uma imagem de dezembro de 2015 quando ainda se encontrava no local:





Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se realmente alguem trabalha no PGM/JAI,prefeitura de porto alegre pois já faz mais de 3 meses que estamos esperando uma resposta que deveria ser de 15dias,o prometido , é sempre a mesma resposta ligue sexta feira ,como que só sexta teria alguém no departamento?Será que devo ir aos meio de comunicação(pode ser que alguém me escute) para obter uma resposta dentro do prazo prometido?Para pagarmos os impostos temos que ser pontuais ,senão levamos multa,acho isto um desrespeito ao comtribuinte.Lamento por chegarmos a este desabafo ,mas não tem explicação o que estão fazendo conosco. não sei mais a quem recorrer.