quinta-feira, 18 de março de 2010

A Primeira Estátua de Porto Alegre

Recentemente foi abordado aqui no blog a questão do primeiro monumento da cidade. Era a fonte Guaíba e Afluentes. Como explicado, ela foi a primeira na cidade a receber uma menção de homenagem, criada no ano de 1866. Teve suas peças importadas da Itália de um catálogo, sendo que, a única parte que mostrava a singularidade eram os nomes nas bases de cada figura. E não devemos esquecer que ela era um chafariz. Sendo assim, vamos abordar a primeira estátua inteiramente criada e colocada na capital (com a sua modelação feita na cidade). Trata-se do monumento ao Conde de Porto Alegre.

Foto que inspirou a construção da estátua.

O homenageado chamava-se Manuel Marques de Souza III. Foi combatente em diversas batalhas (Passo do Rosário em 20 Fev 1827, ao final da Guerra da Cisplatina, 1825/28; na Revolução Farroupilha, 1835/45; na Guerra contra Oribe e Rosas, 1851/52). Era um tenente-general que foi de vital importância para a retomada de Porto Alegre das mãos dos Farroupilhas. Sendo assim, a cidade sempre se viu obrigada a homenageá-lo.

*** 

A estátua do Conde foi encomendada em 1878, sendo o seu projeto original vencido pelas firmas Pittanti & Cia e José Obino Sucessor. Tal projeto previa um pedestal de 8 metros de altura de ordem coríntia e com figuras alegóricas. Sua previsão de entrega era para 1881, porém, o monumento foi executado em 1884 sem a presença da empresa Sucessor.

*** 

A estátua foi inaugurada no dia 1º de fevereiro de 1885 dentro da atual Praça da Matriz (com direito da presença da Princesa Isabel na solenidade). Esse monumento não tinha a semelhança do projeto original (que possuía um conceito muito mais monumental). A versão definitiva teria sido de autoria de Adriano Pittanti e Carlos Fossati.

*** 

Durante alguns anos a estátua ficou na Praça da Matriz, porém, em 1912 ela foi transferida para a antiga Praça do Portão (atual Praça Conde de Porto Alegre). A mudança de local foi motivada pelo auge do governo positivista, visto que, era contraditória a permanência de monumento de um membro da monarquia perto do palácio do governo.

*** 

A estátua continua até hoje na referida praça. Há anos está com a espada quebrada, pichada e com problemas de umidade causadas pelas árvores do local. A primeira estátua criada em Porto Alegre está bem esquecida no Centro da cidade. Sempre levando em conta a ignorância por um monumento existente desde 1885 na capital.



Fontes:

 

ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre – História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.

 

BICENTENÁRIO DO CONDE DE PORTO ALEGRE <http://74.125.93.132/search?q=cache:CzM1xXLmKwgJ:www.ihtrgs.org/informativo/23.doc+Bicenten%C3%A1rio+do+Conde+de+Porto+Alegre&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br> Acessado em 17/03/2010

 

Conde de Porto Alegre <http://www.paginadogaucho.com.br/pers/n-conde-pa.htm> Acessado em 17/03/2010

 

Imagem do Conde: http://farm2.static.flickr.com/1325/1148127904_596fcdd2f1.jpg de Virgílio Calegari. Acessado em 18/03/2010



2 comentários:

Jorge Luis Stocker Jr. disse...

Este monumento é muito interessante, infelizmente virou mais um entre os tantos 'abandonados pelo esquecimento' no centro.

Aquele entorno da praça era pra ser super aconchegante, e acabou se tornando um lugar que não passa nenhuma sensação além de insegurança.

Suziley disse...

Parabéns Jonas pela postagem. Bastante educativa e nos proporciona a aprendizagem sobre os monumentos, a história de Porto Alegre. Que bom seria se todos preservassem esta riqueza cultural. Boa noite, bom fim de semana, :)