sexta-feira, 26 de março de 2010

O Falso Bicentenário de Porto Alegre - Parte 2: A Coluna Brasileira

Em comemoração ao aniversário de Porto Alegre, nada melhor que voltarmos ao tema da comemoração equivocada de sua antiga data de fundação. No passado publicamos um texto sobre o assunto mostrando um marco mantido até hoje em homenagem ao fato dentro da prefeitura (clique aqui para saber mais sobre essa confusão). O que poucas sabem é que escondido no Parque da Redenção existe um outro ponto comemorativo desse bicentenário “falso”: a Coluna Brasileira.

***

Rata-se de uma coluna feita de granito rosa porto-alegrense com um capitel jônico. Segundo José Francisco Alves citando Walter Spalding, essa obra tem o nome de Coluna Brasileira e o autor é desconhecido. Os únicos dados referidos são que: “desenho ser de Edla da Silva e conforme idealização de professor Tupi Caldas, sendo os trabalhos de cantaria realizados nas oficinas Vitor Depperman” (ALVES, 2004: 171). Existia uma placa com um baixo relevo onde havia um mapa desenhado com a sesmaria de Jerônimo de Ornelas. Essa parte já foi roubada há muitos anos.

***

A obra encontra-se praticamente perdida no meio da Redenção. Fica escondida no meio de diversas árvores perto a Avenida João Pessoa (altura dos pedalinhos). Estando assim totalmente esquecida da memória da população e depredada. O local é muito hermo e ponto de encontro de usuários de drogas, mendigos e deliquentes. E obviamente virou apenas uma coluna perdida, sem nenhum tipo de significado (já que não existe mais a placa comemorativa).

***

A Coluna é um monumento que tem um valor histórico magnífico, tendo em vista que, é resultado de uma visão equivocada da antiga história da cidade. Seria muito interessante a remoção dela para um lugar onde possa ser valorizada. Teoricamente ela foi inaugurada em 1940, porém, não é um dado confirmado.




O capitel jônico acabou virando um ninho.



Fontes:


ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre – História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004.

2 comentários:

Suziley disse...

Muito interessante Jonas. Li o sua postagem do ano passado também. Agora, fiquei curiosa em saber mais e exatamente qual é, de fato, a data certa...1740 ou 1772?...Em todo caso, o nosso parabéns a querida Porto Alegre!! Boa postagem! Um bom findi prá ti, abraços, :)

Jorge Luis Stocker Jr. disse...

Muito interessante a informação. Esta coluna sempre me chamou atenção, e obviamente não tinha ideia da sua origem.

Tem outra coluna 'perdida' na redenção, sem capitel [tem o cimo arredondado], você sabe o que é?

Abraço e parabéns pelo trabalho!